Pequenos negócios mineiros criaram mais de 177 mil empregos neste ano

Minas Gerais é o segundo estado do país em número de pequenos negócios e na geração de empregos pelo segmento. Segundo dados da Receita Federal, de julho de 2021, são mais de 1,8 milhões de empreendimentos, que respondem por 61% dos empregos formais no estado. 

Somente de janeiro a agosto deste ano, as micro e pequenas empresas (MPE) criaram cerca de 177 mil postos de trabalho, mais que o dobro gerado pelas médias e grandes empresas. Em relação ao mesmo período de 2020, o saldo de empregos nas MPE mineiras aumentou 428%.

De acordo com o Sebrae, seis em cada 10 pequenos negócios no estado são microempreendedores individuais (MEI). Dos mais de 213 mil estabelecimentos de micro e pequeno porte abertos em Minas neste ano, até 10 de agosto, quase 82% são MEI.

Apesar dos impactos econômicos causados pela pandemia, mais de 80% dos pequenos negócios de Minas Gerais sobreviveram à crise. Destes, 27% conseguiram manter ou aumentar o faturamento no período, de acordo com a 12ª Pesquisa o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 

Por Estado de Minas