Prefeitura de Uberlândia autoriza retomada de aulas presenciais

Na tarde da última terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação confirmou que as aulas em instituições municipais e particulares de Uberlândia retornarão no dia 08 de fevereiro. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), também confirmou o retorno do ano letivo na rede estadual de ensino na cidade no dia 04 de março. 

A reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 definiu que, devido à pandemia, as atividades nas instituições particulares e municipais acontecerão de forma híbrida. Assim, as ações presenciais poderão receber 50% da capacidade de alunos e o restante deverá acompanhar de forma online. Outra determinação é que haverá um revezamento semanal entre os estudantes, que em uma semana acompanharão as aulas presencialmente e na próxima semana irão acessar os conteúdos de forma online.  Segundo a secretária municipal de educação, Tânia Toledo, o retorno dos alunos não é obrigatório e a decisão está a cargo dos pais.

Assim como no retorno de outras atividades econômicas na cidade, as instituições de ensino também deverão seguir uma série de cuidados para evitar a propagação da Covid-19 e garantir a segurança de alunos e funcionários. As recomendações para escolas e faculdades foram divulgadas em dezembro de 2020, por meio de uma cartilha produzida pela Prefeitura de Uberlândia. Entre as orientações, constam o uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes para assepsia das mãos, aferição de temperatura para entrada no local e manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metros, limpeza de móveis e carteiras escolares pelo menos uma vez a cada troca de turno e mais.

Confira as normas de biossegurança para todas as atividades econômicas e a cartilha para instituições de ensino, clicando aqui.  

Para a rede municipal de ensino, a Prefeitura informou que cada estudante receberá um kit com duas máscaras de proteção para o rosto. Os profissionais da Educação já receberam os kits e serão submetidos a testagens para Covid-19 nos dias que antecederem o retorno às aulas. 

Já para as instituições estaduais, que retomam as atividades no dia 04 de março, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais informou por meio de nota ao jornal Diário de Uberlândia, que as estratégias para definir o modelo a ser seguido ainda estão sendo elaboradas.