Campanha ‘Somos todos do mesmo sangue’ acontece até amanhã (04), em Uberlândia

Devido a crise causada pela Covid-19, houve uma queda de até 50%  no número de doações de sangue em diferentes estados do Brasil. Buscando melhorar a situação, os hemocentros de todo o país se uniram e iniciaram no último mês a campanha  ‘Somos todos do mesmo sangue’, com o objetivo de evidenciar a importância das doações. Em Uberlândia, como o Hemominas opera com baixo estoque de sangue, a ação foi prorrogada e acontece até amanhã (04) . 

De acordo com o Hemominas, os tipos sanguíneos O- e A+ são os que mais necessitam de doações, entretanto, outros tipos também estão com níveis preocupantes. Confira: 

  • 25% abaixo no O+;
  • 35% abaixo no O-;
  • 48% abaixo no A+;
  • 10% abaixo no A-.

Pensando na segurança dos doadores, o atendimento está sendo realizado apenas por meio de agendamento, com horário marcado, sem o risco de aglomerações. A marcação pode ser feita pelo telefone: 155 – opção 1, por meio do site clicando aqui: agendamento online, ou no aplicativo MG APP, que pode ser baixado nas plataformas digitais.

Para ser doador, alguns critérios devem ser atendidos. A pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, são considerados doadores inaptos por pelo menos um mês. Você pode conferir mais orientações sobre a doação no link: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial .

O Hemominas em Uberlândia fica localizado na avenida Levino de Souza, número 1845, bairro Umuarama .