Sabatinas com candidatos a prefeito na Aciub, nesta semana

De 19 a 22 de outubro a Aciub receberá os nove candidatos à prefeito de Uberlândia para uma sabatina ao vivo, que será transmitida às 18h pela Rádio Cultura FM (95,1) e pelo canal da Aciub no YouTube: aciuboficial. Além disso, no dia 23 (sexta-feira), acontecerá um debate na Rádio Cultura, às 19h, com apoio do G7 – grupo formado por representantes das entidades de classe: Aciub, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Conselho de Veneráveis, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Vale do Paranaíba , Ordem dos Advogados de Brasil-Subseção Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia e Sociedade Médica.

A sabatina terá a duração de 20 minutos para cada candidato, com a participação de dois por dia, com exceção do último quando serão três. Eles irão responder à perguntas de associados e diretores da Aciub, sobre temas relacionados ao empreendedorismo, como a eficiência na gestão pública e melhoria do ambiente de negócios, que são parte das defesas da entidade para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, social. A sequência das entrevistas foi definida por sorteio e respeitará a seguinte ordem:

Sabatina Aciub/ Rádio Cultura FM

Dia Horário Candidato
19/10 18h Edilson Graciolli (PC do B)
19/10 18h30 Gilberto Cunha (PSTU)
20/10 18h Candidato do MDB a definir*
20/10 18h30 Wallace (PSOL)
21/10 18h Felipe Attiê (PTB)
21/10 18h30 Arquimedes (PT)
22/10 18h Adriano Zago (PDT)
22/10 18h30 Thiago Fernandes (PSL)
22/10 19h Odelmo Leão (PP)

*As candidaturas de Lourival Santos e Placidino Stábile estão pendentes na Justiça Eleitoral.

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, destaca a importância destes encontros. “Estamos começando agora, um processo muito importante pra cidade de Uberlândia, para os candidatos a prefeito e, muito especialmente, para a população. Então, com a parceria com a Rádio Cultura, a Associação Comercial vai fazer essa sabatina aos candidatos. Logicamente, interagindo, mas também colocando a eles quais são as nossas questões, enquanto Associação Comercial, defendendo os interesses da classe produtiva de Uberlândia, que certamente estará de mãos dadas com toda a sociedade, para continuarmos rumo a um progresso interessante”, afirmou o presidente.

Debate

O debate entre os nove candidatos à Prefeitura de Uberlândia será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 19h, e além da transmissão pela Rádio Cultura FM (95,1), também será transmitido pelos canais digitais da rádio, inclusive em vídeo. O evento será realizado no estúdio do Grupo Integração, no Bairro Umuarama.

Cada candidato poderá ser acompanhado por até dois assessores. Para proteção dos convidados e de todos os envolvidos normas sanitárias especiais foram planejadas. Os participantes ficarão em uma área externa, com distanciamento, e entrarão para o estúdio apenas no momento do participar. Com isso, no máximo três pessoas – dois candidatos e o moderador – estarão por vez no estúdio. A cada saída de um candidato o púlpito e o microfone usado serão sanitizados.

O mediador do debate, assim como das sabatinas, será o jornalista Cezar Honório Teixeira, que comentou sobre este formato. “Nós também estamos vivendo o chamado ‘novo normal’ também pra cobertura política. Então, essa é uma forma da gente garantir o isolamento, garantir a segurança, e mesmo assim, conseguir levar a informação de qualidade para o eleitor”, destacou.

O debate será composto por três blocos. O primeiro com perguntas de temas determinados e temas livres, outro com perguntas dos eleitores – selecionadas entre questões enviadas pelos ouvintes da Rádio Cultura FM – e o terceiro com perguntas dos provocadores, convidados pela rádio.

O diretor artístico da rádio, Glauber Cardos, ressalta a participação do público no debate. “Vai ser transmitido ao vivo, na Rádio Cultura FM, 95.1, nas redes sociais da rádio, também ao vivo, com vídeo. E os nossos ouvintes e os internautas, que estarão assistindo pelas nossas plataformas, poderão enviar perguntas”, afirmou.