Uberlândia continua na onda amarela e governo libera atividades escolares presenciais

Após reunião semanal realizada nesta quarta-feira (23), o governo estadual divulgou que a macrorregião do Triângulo Norte, que inclui Uberlândia, permanece na onda amarela do programa Minas Consciente. A classificação passa a valer no próximo sábado (26) e é válida até 02/10.

O governo de Minas Gerais também anunciou o início do retorno das atividades escolares presenciais. No caso das aulas do ensino superior, o funcionamento presencial está liberado a partir da próxima semana nas regiões inseridas na onda amarela do Minas Consciente. Já a retomada na educação básica, incluindo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, pode ocorrer apenas nas regiões incluídas na Onda Verde e está prevista para o dia 5 de outubro.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a decisão foi baseada em estudos técnicos e epidemiológicos que apontaram o controle de ocupação de leitos e índices estáveis de transmissão e contágio. Outro fator que contribuiu para a retomada das atividades escolares é o atual momento epidemiológico no estado, que não tem nenhuma região na chamada onda vermelha, a mais restritiva do plano Minas Consciente, permitindo assim que o retorno das atividades possa ser mantida.