Aciub chega aos 86 anos com noite de homenagens e confraternização

Na terça-feira, 15 de outubro, a Aciub comemorou 86 anos. Fundada em 1933, ao longo destes anos se tornou cada vez mais ativa e representativa, destacando-se no cenário local, regional e nacional. A noite de segunda-feira foi especial para associados e convidados que participaram da solenidade de 86 anos da entidade. Foram realizadas homenagens, momentos de emoção e confraternização com música ao vivo para celebrar a data.

Centenas de pessoas participaram dos dois momentos do evento, que começou no auditório da Aciub, com o presidente Paulo Romes Junqueira dando as boas vindas e falando da importância da data, do impacto da entidade e dos desafios contínuos e encantadores. “A Aciub chega aos 86 anos com espírito jovem, com a determinação de inovar a cada dia e acompanhar os novos cenários. Temos a responsabilidade, estando à frente da entidade, de contribuir e conduzir estes processos juntos com a diretoria e os colaboradores, e o apoio dos parceiros e todos vocês que aqui estão”, afirmou. Ele lembrou ainda da importância de todos que tiveram o papel de estar à frente da entidade. “Desde o fundador, José de Oliveira Guimarães, o primeiro presidente, Armante Carneiro e todos os demais presidentes até o Fábio Pergher, que me antecedeu, fizeram a diferença na construção desta história que seguirá por muitos anos, sempre tendo líderes à frente destes desafios e se doando em prol da defesa do empreendedor”, concluiu.

Um dos momentos marcantes da noite foi o descerramento da placa com a foto do empresário Fábio Pergher na ‘Galeria de Honra’ com todos ex-presidentes da entidade, além de uma homenagem à sua família como agradecimento à todas as famílias de diretores que dedicam seu tempo à Aciub nestas quase nove décadas. Em seu discurso Pergher destacou que a Aciub representa mais de 85% de pequenas empresas, levando apoio e condições para o crescimento e manutenção das empresas. “Este empresário tem que ser multifacetário e busca apoio aqui, onde no mínimo os problemas são comuns e a equipe trabalha para contribuir com eles. Esse associativismo realizado aqui é essencial. Além disso todos nós que por aqui passamos atuamos na defesa dos interesses destes empreendedores e o que precisamos é que os governos Federal, Estadual e Municipal sejam apoiadores, facilitadores. Não queremos nada de graça, queremos que não atrapalhem e contribuam com o fomento de negócios e oportunidades”, destacou. Ao encerrar seu pronunciamento o ex-presidente homenageou o superintendente da Aciub, Márcio Bocchio, com uma placa de agradecimento por anos de dedicação à Aciub. Márcio recebeu a homenagem na presença do presidente Paulo Romes Junqueira e os ex-presidentes Fábio Pergher, Rogério Nery, Rosalina Vilela, Dilson Dalpiaz, e ao agradecer dividiu aquele reconhecimento com todos colaboradores que fazem o dia a dia da Aciub.

A Câmara Municipal de Uberlândia também fez homenagens durante o evento, com a entrega do ‘Diploma de Honra ao Mérito à Associação Comercial e Industrial de Uberlândia pelos 86 anos de atividade’ e da ‘Moção de Aplauso ao empresário Fábio Pergher, pelos relevantes serviços prestados à frente da entidade’. Os vereadores Antônio Carrijo, Vilmar Resende e Isac Cruz participaram junto com o presidente da Câmara, Hélio Ferraz – Baiano, que destacou a importância da Aciub e o papel de destaque da entidade, lembrando da importância da sua atuação conjunta na cidade. “A Aciub desenvolve um trabalho conjunto, como acreditamos que tem que ser. Temos que ter a atuação das entidades em parceria com o poder Legislativo e o Executivo, independente das pessoas que estão à frente, mas sim com propósitos pensando na cidade. É isso que vemos acontecer na atuação da Aciub nestes 86 anos, o que nos motivou a fazer estas homenagens a entidade e ao seu último ex-presidente, como forma de agradecimento a todos”, destacou o presidente.

O prefeito Odelmo Leão foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles, que levou o abraço do prefeito e destacou o trabalho que vem sendo realizado de encontro a uma das defesas da Aciub, que é a implantação do Polo Tecnológico, com a previsão da assinatura das ordens de serviço para as obras de infraestrutura em breve. “A Aciub desenvolve um trabalho que merece todo nosso respeito e destaque, inclusive com atuações conjuntas em prol de questões que contribuem efetivamente com o desenvolvimento econômico de nossa cidade” ressaltou.

No encerramento da solenidade o presidente Paulo Romes Junqueira agradeceu a todas as homenagens, lembrou que chegou de uma feira internacional na Alemanha, e chamou a atenção para a necessidade da desburocratização. “Tenho muito orgulho de ser brasileiro, mas preciso reconhecer que temos que olhar no espelho e ver que estamos trabalhando muito distante da realidade que existe lá fora. Teremos daqui para frente cada vez mais empregos diferentes do tradicional e precisamos de ter a juventude qualificada, olhar apara frente e nos prepararmos para estes novos cenários, qualificando a juventude para novos empregos que surgirão. O polo Tecnológico tem papel importante neste processo, trazendo mais negócios com base tecnológica para servir a todas demais empresas. Se isso não acontecer, não teremos condições de competir com o que está acontecendo lá fora. Precisamos de muito mais desburocratização e reforço que somos contra qualquer tipo de aumento da carga tributária, mas não podemos esquecer da diminuição da burocracia, da simplificação. Corremos com um peso no pé enorme, enquanto as empresas lá fora estão bem diferentes da gente. Precisamos ter esta consciência e aproveito a presença aqui do poder Legislativo e Executivo para dizer que temos que estar alinhados e reduzir as burocracias e dificuldade, especialmente para as micro e pequenas empresas”, destacou o presidente que terminou agradecendo a todos.

Após a cerimônia no auditório e descerramento da foto na ‘Galeria de Honra’ aconteceu um coquetel de comemoração dos 86 anos da Aciub, com momentos de integração e música ao vivo com a banda A Voltagem.