Exercício de liderança inspiradora foi tema da reunião do Aciub Jovem

Dezenas de empreendedores que integram o Aciub Jovem e convidados participaram da reunião mensal do Conselho nesta segunda-feira (05/08) que teve como tema ‘Empreendedorismo: liderança inspiradora’. O CEO da Softbox, Ricardo Rocha, foi o convidado para falar sobre o tema e inspirar os participantes a pensar sobre a importância da valorização das pessoas em suas organizações e até mesmo no cotidiano da vida pessoal.

Na apresentação Ricardo Rocha destacou a importância em estar apaixonado pelo que se faz, o que influencia na inspiração e para seguir a missão. Um dos destaques foi a diferença entre ser um ‘tarefeiro’ ou um ‘missionário’, sendo que a segunda opção envolve muito mais do que fazer apenas o que se propõe. O missionário tem propósitos, com motivações e convicções, age em cima de processos com ações e disciplina, e colhe resultados com materializações e consistências. O servir, aprender e repartir foi destacado em toda apresentação.

Questionado sobre como se tornou um missionário, o empreendedor lembrou que desde novo tem a inspiração da formação família e que sempre se preocupou em trabalhar pensando no próximo, com ações comunitárias. Porém o nascimento de seu filho foi um diferencial em relação à sua visão da importância de formar pessoas. “Como nascimento do meu filho passei a ter uma importância maior de formar pessoas, não no sentido de transmissão de carga biológica, mas a carga da cultura. Assim mudei de tarefeiro para missionário”, destacou. Ele também foi indagado sobre como administra o tempo, e disse que usa muito a agenda, com cores e sons, por ser sensorial, além do planejamento que vê como essencial. “Não começo o mês sem estar planejado. Adoto a criação de rotinas, por exemplo o café com presidente todas segundas segunda-feira, como forma de criar rotinas e compromissos com horários na agenda. Preciso criar rotinas e disciplinas perenes. Sou altamente orientado a rotina”, contou Ricardo Rocha.

No fechamento ele lembrou que as organizações precisam de construí um conselho, para que tenham visões além do que pensa apenas quem está dentro da empresa. “Se tiver que fazer algo para contexto de crescimento, crie um Conselho com amigos realmente construtivos. Conselho de pessoas que ajudem e façam perguntas difíceis”, concluiu.

Os interessados em participarem deste encontro e o Aciub Jovem, podem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@aciub.com.br. As atividades do Aciub Jovem contam com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).