Competências da empregabilidade na era da inteligência artificial são debatidas na reunião do Aciub Jovem

Os jovens empreendedores do Aciub Jovem se reuniram para uma palestra sobre as competências da empregabilidade na era da inteligência artificial. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (7), e o convidado para falar sobre o tema foi o palestrante e coach, Guy Leite Júnior, que é administrador, psicopedagogo e co-fundador e desenvolvedor da ferramenta PAT (Profile Analysis Tool).

Na oportunidade os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre a importância de aprender sobre pessoas, as novas inteligências emocionais, os atributos da liderança e muito mais. Guy Leite Júnior apresentou aos empreendedores uma visão geral sobre o tema, destacando os principais pontos que merecem atenção. “O principal é valorizar a ignorância e a dúvida. Nós fomos ensinados sempre a irmos ao encontro da certeza e daqui para frente é justamente o contrário. Tudo o que nós aprendemos precisar ser reavaliado todos os dias, tudo que a gente acha que é seguro e estável deve ser considerado novamente pra saber se ainda é valido. Todas as dúvidas são pertinentes e todas as certezas são perigosas”, ressaltou o palestrante.

Os empreendedores fizeram perguntas e compartilharam suas experiências. Para o vice-presidente do Aciub Jovem, Rodrigo Braga, as mudanças são uma oportunidade. “Estamos vendo essas mudanças com muita preocupação, pois não existe nada nem certo, nem definido, está tudo em aberto. Precisamos desaprender para aprender com o dia a dia e com as experiências. Ficamos muito preocupados, mas ao mesmo tempo são novas oportunidades para as empresas despertarem novos talentos a um custo mais baixo, você pode trazer um estagiário que pode contribuir muito para o negócio, sem ter o alto custo de trazer um executivo renomado. Ao mesmo tempo em que estamos preocupados encaramos isso como uma oportunidade que vai nos diferenciar da concorrência. Quanto mais preparados nós estivermos, melhor será o aproveitamento das oportunidades”, destacou Rodrigo Braga.

Esta capacitação conta com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, por meio da atividade 2.4.1, que tem o objetivo de capacitar as empresas participantes em temas de inovação aplicada a seus produtos e processos.

Consultoria e mentoria individual

Ainda durante a reunião foi apresentado o projeto de consultoria e mentoria individual para os empreendedores do Conselho. O objetivo da ação é oferecer uma solução de consultoria e assessoria em questões relacionadas à inovação em processos e gestão de qualidade. Serão 12 empresas atendidas em mentorias individuais e coletivas para debater os problemas e buscar soluções que atendam às necessidades de todos.

Após as mentorias individuais será disponibilizado para cada empresa o plano de ação das melhorias identificadas para evolução do processo e ferramentas implantadas. Os empreendedores interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@aciub.com.br.

As atividades do Aciub Jovem contam com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

Jovens empreendedores interessados em participar do Aciub Jovem devem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@aciub.com.br. As reuniões do Conselho acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês, a partir das 8 horas, na sede da Aciub – Av. Vasconcelos Costa, 1500.