Vantagens do eSocial são apresentadas para empreendedores

Para esclarecer dúvidas e orientar os empresários sobre o eSocial, o Programa Empreender realizou uma palestra sobre o tema na última quinta-feira (28).O encontro reuniu empreendedores do Núcleo de Transporte e Logística Integrada (NTLI) e gestores de empresas de outros segmentos, que puderam conhecer um pouco mais sobre este novo procedimento que visa unificar a entrega das informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma.

Os palestrantes foram o gerente de departamento pessoal, Joaquim Rabelo, e o advogado, William Araújo, que falaram que a principal vantagem do eSocial para as companhias é a desburocratização, já que as obrigações serão enviadas pela internet em um único arquivo. Já para o trabalhador, os palestrantes explicaram que a maior vantagem do programa será em relação à garantia do cumprimento de seus direitos trabalhistas e previdenciários.

De acordo com os palestrantes o eSocial  faz parte do SPED – Sistema de Escrituração Pública Digital, uma iniciativa de modernização tecnológica do governo, com a digitalização de diversas obrigações. Entre as informações que deverão ser repassadas pelas empresas estão: admissão e desligamento, alteração de salário, alteração da jornada de trabalho, aviso prévio, dentre outros.

A palestra contou com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa Empreender da Aciub basta entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1518 ou pelo e-mail marcus@empreenderuberlandia.com.br.