Voto Consciente – Eleições 2022: confira os vídeos

Campanha sobre a importância do voto: uma ação da Aciub

O primeiro turno das eleições de 2022 no Brasil está agendado para o dia 2 de outubro. E nesta eleição, o número de eleitores aptos a votar será um recorde. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitorado brasileiro em 2022 é 6,21% maior que o registrado em 2018. Cerca de 156 milhões de pessoas estão autorizadas a dar o seu voto nestas eleições para Presidente da República, Senadores, Governador e Deputados.

Em 2018, nas últimas eleições presidenciais, a soma de abstenções, nulos e brancos passou de 30%, sendo que o percentual de voto nulo foi o maior desde 1989. Na disputa municipal de 2020, os eleitores ausentes também ficaram na média de 30%. Segundo o site Agência Senado, a expectativa para 2022 é que a abstenção caia, entretanto, a Aciub reforça a importância do voto e que o eleitor deve ter em mente que, mesmo com um alto número de faltosos, votos brancos e nulos, as votações não são anuladas.

Neste cenário, o objetivo da campanha da Aciub é contribuir com o esclarecimento da importância deste momento para a vida dos brasileiros. Para isso, foram produzidos dois vídeos em que questões relacionadas ao voto e a sua relevância são abordadas de forma leve e dinâmica.

Os vídeos mostram ao eleitor que o voto vai além de uma obrigação, mas é uma ferramenta poderosa para que as pessoas exerçam seus direitos e participem ativamente da transformação do país. Os materiais explicam que votar é expressar uma opinião e escolher quem está de acordo com o que se espera para o país.  

Por fim, vale destacar que é preciso ter consciência na hora de votar. Ler sobre os candidatos, suas propostas e o que planejam executar nos próximos anos, é a melhor maneira para que o eleitor faça uma escolha certa.