Aciub Mulher: história de superação e inovação empreendedora é pauta de encontro

Ter persistência e dedicação foram habilidades destacadas no último encontro do Aciub Mulher, na quinta – feira (16/09). As participantes do grupo se reuniram na tradicional reunião mensal para discutir o cenário empreendedor regional e nacional, fortalecer conexões estratégicas e trocar experiências em que reforçaram o quanto a capacidade de ser persistente e o empenho fazem a diferença para a superação de cenários difíceis como o atual.

As dificuldades de manutenção e sobrevivência dos negócios brasileiros durante a pandemia foi um dos principais pontos de discussão. As baixas nas vendas, problemas com fornecedores, incertezas econômicas e dificuldade de acesso a investimentos foram alguns dos obstáculos citados pelas participantes. Entretanto, a superação destes problemas é possível e os números divulgados pelo Ministério da Economia confirmam: o número de empresas abertas no Brasil superou as fechadas em 2,315 milhões em 2020. Além disso, as histórias das associadas Aciub também reforçam a informação. 

Para discutir com as participantes do Aciub Mulher a temática, a convidada foi a proprietária da  Cia. Minnera de Chocolates, Glenda Nepomuceno Teixeira, que compartilhou sua trajetória, dificuldades enfrentadas pela pandemia e ideias inovadoras que apoiaram o empreendimento durante a pandemia. A empresária contou que o negócio que comanda atualmente, antes pertencia à sua sogra. “Quando ela se desligou da empresa em 2012, comecei a assumir aos poucos a cozinha. Em 2016 resolvi ir para São Paulo para aperfeiçoar o que a Dona Poracy havia me ensinado. Então comecei a sentir mais confiança para assumir uma história de muito amor e muita dedicação”, pontuou. 

Para Glenda, a “virada de chave” para superar as dificuldades impostas pela pandemia, foi a famosa ideia “fora da caixinha”, que colaborou com a manutenção do negócio durante a pandemia. A empresária compartilhou que em datas comerciais como dia dos namorados, páscoa, dia das mães e outras, a saída foi inovar. Por serem momentos de forte concorrência no comércio, ideias diferentes podem ser as responsáveis por destacar o negócio e aumentar o faturamento, em 2020 e 2021, Glenda optou por investir em iniciativas fora do comum e contou com resultados positivos. Uma atitude que pode fazer a diferença e garantir o sucesso do empreendimento. 

Além disso, a importância de momentos como a reunião, de troca de ideias e compartilhamento de vivências, foi destacado por Glenda, que contou sobre um período em que teve incertezas sobre empreender e ao ouvir um depoimento em um treinamento, confirmou que esse era sim seu caminho. Por fim, outro ponto citado pela convidada foi a relevância da valorização do funcionário, que tem diversos efeitos positivos no dia a dia de trabalho, e também a similaridade do empreendimento com as características de quem o comanda.