Cervejarias que integram núcleo do Empreender na Aciub recebem Selo de Origem da Prefeitura de Uberlândia

Oito cervejarias artesanais de Uberlândia receberam, no dia 17, o Selo de Origem que atesta a produção regulamentada na cidade e é uma das ações do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro, criado em 2017. Entre as cervejarias estão a Aggregare, Fábrica 5, Guará e Nuh! Beer, que são integrantes do Núcleo de Cervejarias do Programa Empreender da Aciub. Além destas também receberam o selo a Abadiana, Alienada e Uai Bier. Elas se juntam a Uberbrau e Benedith que já haviam recebido a certificação no ano de lançamento do programa.

O pré-requisito adotado para a entrega do selo é que a cervejaria esteja registrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que garante a qualidade do produto oferecido ao mercado consumidor. Com foco no apoio às cervejarias, para conseguir o registro junto ao Mapa, e implementar melhorias e capacitações, o Programa Empreender da Aciub criou no início de 2018, com o apoio do Programa AL-Invest, o Núcleo de Cervejarias da Aciub. Já foram realizadas uma série de atividades, como capacitações, consultorias individuais e eventos focados para oferecer toda a assistência necessária para crescimento do setor cervejeiro na cidade. Uma das ações de destaque foi o curso de Tecnologia Cervejeira, voltado para a especialização de Cervejarias, além de capacitações sobre controle de qualidade, documentação, liberações, alvarás, inovação dos processos, marketing, curso de Sommelier, dentre outras.

Os resultados deste Núcleo garantiram uma premiação internacional, no concurso de histórias de sucesso do Programa AL-Invest 5.0 “Transformando Vidas”. O projeto “Núcleo de Cervejarias – Inovação, regulação e melhoria dos processos de fabricação de cervejas artesanais”, desenvolvido no Programa Empreender da Aciub foi apresentado no concurso pela CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e venceu na categoria Internacionalização, melhoria da produtividade e Inovação nas MPE’s.

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, fala sobre a importância desta iniciativa para os empreendedores do setor. “Ficamos muito felizes em ver associados da Aciub recebendo este selo, e mais ainda em saber que estamos conseguindo os apoiar, assim como os demais integrantes do Núcleo de Cervejarias criado no Empreender da Aciub. Queremos, cada vez mais, incentivar e contribuir para esta união de forças do setor, pois juntos eles fomentam ações e conquistas para suas marcas e todo o mercado. O impacto destas ações do núcleo é tão positivo que conquistamos uma premiação internacional no início deste ano, por conta do trabalho desenvolvido e que virou um case de sucesso. Parabéns a todos estes empreendedores das cervejarias e contem com a Aciub”, afirmou o presidente.

Paulo Romes Junqueira participou da entrega do selo, em cerimônia no Centro Administrativo Municipal, com a participação do prefeito Odelmo Leão, empreendedores do setor cervejeiro, secretários, representantes de entidades e empresários.