Fopemimpe capacita empreendedores de Uberlândia e região

Capacitar micro e pequenas empresas com o objetivo de ampliar os canais de vendas com o setor varejista. Esta é a proposta da capacitação promovida pelo Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), na última quarta-feira (4), na Aciub. O treinamento contou com a participação de diversos empreendedores, que também puderam expor seus produtos e ter a oportunidade de serem selecionados para participar de um espaço exclusivo na área de feira da Superinter Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O treinamento faz parte da 2ª edição do Circuito Mineiro de Compras Sociais e foi destinado para os empreendedores que produzem em pequena escala e ainda não têm acesso às redes supermercadistas receberam diversas orientações para que possam se tornar canais de vendas para o setor varejista.

O secretário geral do Fopemimpe e superintendente de Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Cooperativismo, Fernando Passalio, falou sobre a proposta do Circuito e as oportunidades para os empreendedores. “O Circuito Mineiro de Compras Sociais é um projeto completo, porque ele linca esse momento de capacitação com networking e prospecção. Os empreendedores que estiveram aqui na Aciub tiveram uma rápida palestra de uma hora e meia e depois puderam conversar com os compradores e donos das maiores redes locais, ou seja, já da para fazer negócio aqui na Aciub mesmo. Agora nós vamos selecionar os 10 melhores empreendedores, que vão ter a oportunidade de participar da Superinter, que terá a presença de centenas de supermercados. O Circuito congrega capacitação, networking e o mais importante que é fazer negócio”, destacou Fernando Passalio.

Um dos participantes do treinamento foi o empreendedor Alexandre Camargo, que produz uvas e morangos. Já é o segundo ano que o empresário participa da capacitação e ressalta como o Circuito auxiliou no desenvolvimento dos negócios. “A gente tinha uma dificuldade de vender a nossa produção, produzíamos e vendíamos para o Ceasa, que era um intermediário entre o supermercadista e o produtor rural. Quando surgiu esse projeto do Circuito Mineiro de Compras Sociais, nós conseguimos melhorar a embalagem, fazer a origem do produto e quebrar aquela ponte que havia entre o produtor e o supermercadista, foi maravilhoso. O supermercadista ganha em qualidade, pois eu colho a produção de manhã e a tarde eu já entrego no supermercado e nós ganhamos em preço, pois não existem mais intermediários na negociação. Esse projeto veio nos ajudar, pois o supermercadista não acreditava que o pequeno produtor poderia ter a capacidade de uma empresa grande” , contou Alexandre Camargo.

A proposta da Aciub agora é iniciar um trabalho com estes profissionais da agroindústria de pequeno porte por meio do Programa Empreender, criando um núcleo setorial para auxiliar no desenvolvimento e crescimento do setor. Durante o evento os empreendedores foram apresentados à metodologia do Empreender e como é a realização do trabalho de um núcleo setorial.

A capacitação contou com o apoio da Aciub, da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado de Fóruns Regionais de Minas Gerais – SEEDIF, da Associação Mineira de Supermercados – AMIS, do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE). Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Fopemimpe basta entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@empreenderuberlandia.com.br.